sexta-feira, 18 de dezembro de 2015





Clássicos Fora de Série Nacionais – Parte VII
 
Esportivos Fora de Série Nacionais: MP Lafer


O MP Lafer é a réplica do popular modelo inglês MG TD, fabricado de de 1950 a 1952, montado sob  a plataforma do Fusca. O modelo foi lançado em 1974 por Percival Lafer, que era um fabricante brasileiro de móveis. Uma boa ideia que repercutiu inclusive no exterior e possibilitou a exportação de boa parte da produção.

Esportivo Inglês MG TD que inspirou o MP Lafer

Interior refinado do MP Lafer
Para compensar as limitações da mecânica, o fabricante caprichou no acabamento e  nos detalhes., como bancos em couro e painel em madeira. Um exemplo era a manutenção da tampa do radiador do modelo original, mas que na réplica servia como tampa do bocal do tanque de gasolina. Este era montado na extremidade dianteira do carro para compensar o peso da mecânica que ficava atrás das rodas traseiras. 




Apresentação do MP Lafer no Salão do Automóvel


Nos primeiros modelos, as portas abriam para trás, como no MG original. Porém como houve interesse de importadores dos EUA e Europa, a abertura delas foi modificada para atender a legislação de trânsito dos países exportadores. O motor era um VW de 1.500 cm³ e 52 cv nas primeiras versões, o que proporcionava uma velocidade máxima de apenas 115 km/h.











Motor 1.600 Dupla Carburação
Posteriormente, foi equipado  com motor 1.600 e dupla carburação, o que aumentou a potência para 65 cv e a velocidade máxima para cerca de 130 km/h. o MP  foi fabricado até 1989.Ao todo foram fabricados 4.300 unidades do Lafer. O sucesso foi tanto que países como Alemanha, Japão e até o Quênia receberam o modelo.





Jovialidade do TI

MP Lafer TI
Apresentado em fevereiro de 1978, o MP Lafer TI tinha como intenção ganhar o público jovem. A carroceria era a mesma da versão clássica, porém eram eliminados os cromados de algumas peças.

Assim maçanetas, retrovisores, dobradiças das portas e o painel de instrumentos eram em preto fosco. Na frente foram adicionados dois faróis de milha retangulares. O símbolo “TI” vinha gravado na traseira.
As opções de cores eram cinza, verde, amarelo, branco e vermelho. Na parte mecânica foi introduzido um escape mais esportivo, o que aumentou potência em 68 cv.  Com essa modificação, o carro fazia de 0-100 km/h em 16 segundos.
A suspensão foi rebaixada e foram adotadas novas regulagens para ficarem mais firmes. Os pneus por sua vez passaram a ser radiais.
O painel de instrumentos era em preto-fosco. Os bancos ficaram mais baixos e receberam regulagem de encosto. Um item pouco comum foi que os assentos ganharam bolsas infláveis para a região lombar.
Para linha 1979, houve uma mudança de ordem estética. O TI passou a ter a grade dianteira inclinada. Sumiram as falsas entradas de ar laterais. Os pára-choques, capa dos faróis e piscas passaram a serem pintados na cor da carroceria.
As rodas esportivas tinham um desenho diferente e seguiam a cor do veículo. Os vidros eram escurecidos. O volante de três raios tinha os raios pintados em preto.
A última mudança de cunho estético foi para o Salão do Automóvel de 1984, quando a grade dianteira passou a ser lisa, sem as travessas da falsa entrada de ar e foi adicionado o logotipo MP no canto superior direito.
Os faróis passaram a ser quadrados, o que tirou o charme do veículo. As rodas tiveram o desenho alterado e não eram mais pintadas. Os Lafer TI saíram de linha junto com o modelo Clássico em 1989. Calcula-se que cerca de 1000 unidades da série jovial tenham sido fabricadas.

O Post de hoje retratou a trajetória de um dos principais esportivos fora de série já fabricados no país. Apesar de ser uma réplica de outro esportivo, tornou-se um clássico por sua beleza e por adotar a mecânica VW já conhecida e bastante empregada nos esportivos daquela época e até hoje é cultuado por diversos colecionadores.
Espero que tenham gostado do Post e tenham tido uma excelente leitura. Tenham todos um ótimo final de semana.
Aguardem o próximo post e até lá. 


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