terça-feira, 10 de novembro de 2015


Encontro Nordeste de Veículos Antigos

XI Encontro Nordeste de Veículos Antigos 



Lincoln Continental Mark V 1979
São Luis sediou nos dias 30 , 31 de Outubro e 01 de Novembro,  o XI Encontro Nordeste de Veículos Antigos, organizado pela Amava (Associação Maranhense de Veículos Antigos). Essa é a 2º vez que o evento ocorre na cidade, sendo o anterior realizado em 2011, com a grande presença dos veículos antigos da região Nordeste. São carros da década de 1920 a até a década de 1990, que trazem consigo a história política e econômica do  país, além das lembranças que estes trazem , remetendo aos acontecimentos do passado. 

O evento foi realizado assim como na edição anterior, no estacionamento do São Luis Shopping e contou com clássicos vindos dos estados do Piauí, Ceará, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e não podia deixar de ser, os veículos do Estado anfitrião marcaram presença mostrando que os carros daqui também tem representatividade e destaque por onde passam. Muitos dos colecionadores pegaram a estrada com seus carros, como o pessoal do Piauí e Ceará, outros preferiram preservar seus veículos, trazendo-os em carretas.

Este Corcel GT percorreu 1.080 km, vindo rodando de Fortaleza
Este Jensen Interceptor veio de Maceió de Carreta

O principal objetivo do evento foi fomentar a cultura do antigomobilismo, pois os carros lá presentes fizeram parte da história de vida de muitas pessoas, seja por terem pertencido a familiares ou por terem sido fabricados numa época importante da história do país. Devido a isso, é bom conhecermos a história destes modelos e o contexto histórico em que estão inseridas estas raridades.   

Delage 1938 - Eleito Melhor Carro Pós Vintage

O carro mais  caro do evento, vindo de Maceió (Al), um Delage - D670 de 1938, motor de 6 cilindros e de fabricação francesa. Este raríssimo exemplar é o único na América do Sul, avaliado em R$ 900 mil. Houveram outras antiguidades sobre 4 rodas, como Rolls Royce, Jensen Interceptor, Mercedes, Mini Cooper, Camaro ,Bel Air, Impala, Lincoln , Cadillacs, Buick e Ford Mustangs.



Ford 1929, eleito Melhor Hot Rod do evento

O carro mais antigo do evento, foi um Ford modelo Tudor, de 1929, vencendor da categoria de melhor Hot Rod do evento. Além disso, houve a presença em massa de nossos clássicos nacionais, como Monza, Voyage, Chevette,Corcel, Fiats 147, Pick ups clássicas, uma diversidade de  Fuscas, Opalas e Galaxies, de diferentes anos, modelos e cores. Não podiam faltar os esportivos nacionais, como a presença de Pumas GTS e GTB, Karmann Ghias, SP2,  Escort XR3 conversíveis, modelos do Gol (1.6, GT , GTI e GTS), Mavericks e Dodge Charger RT. Além é claro, de dois exemplares da "Velha Senhora", como é conhecida a guerreira e resistente Kombi. Houve até a presença de um raro exemplar de uma  moto Honda modelo CB 750 Four, ano 1977, mostrando a diversidade de modelos presentes neste grandiosíssimo evento antigomobilista.


VW Kombi "Corujinha" 1974
Ford Maverick GT 1975 - Eleito Melhor Ford do evento
Neste segundo Post resolvi falar um pouco do que foi o XI ENEVA (Encontro Nordeste de Veículos Antigos), espero que tenham gostado deste post , e tenham tido uma ótima leitura.

Aguardem o próximo post, até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário